Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental

A SafeWork assume o compromisso e corresponsabilidade socioambiental, associados a prática industrial, contribui para a efetiva racionalização da produção de seus clientes e parceiros, atendendo as necessidades do mercado sem comprometer a integridade do meio-ambiente e das pessoas no futuro.

engenharia360px

Principais serviços

Todas as atividades, produtos e serviços devem ser analisados considerando os aspectos e impactos ambientais relacionados, bem como os prováveis incidentes e situações de emergência. Porém, recomenda-se que os procedimentos adotados e os resultados obtidos sejam documentados, permitindo assim, identificar as oportunidades de desenvolvimento deste sistema.

A identificação dos aspectos e impactos ambientais deve considerar àqueles referentes às emissões atmosféricas, o lançamento em corpos de água, a contaminação do solo, os resíduos sólidos, etc.

A definição de critérios que permitam avaliar quais os aspectos que provocam maior impacto, bem como uma forma de hierarquização dos mesmos, auxilia posteriormente na implantação do Sistema de Gerenciamento Ambiental e na determinação das ações a serem tomadas como prioridade.

O Plano de Controle Ambiental – PCA é o conjunto de programas ambientais que formata as medidas identificadas e destinadas a prevenção, correção ou compensação dos impactos ambientais negativos, e posteriormente, identifica, avalia e potencializa os impactos positivos.

O PCA reúne em programas específicos todas as ações, medidas minimizadoras, compensatórias e potencializadoras aos impactos ambientais identificados na empresa ou indústria.

O objetivo do plano de controle é incorporar nas atividades construtivas, o fator ambiental, minimizando os impactos detectados nos estudos ambientais, orientando a adoção de medidas cabíveis se surgirem situações de novos impactos não previstos.

O programa visa, portanto: Atender os problemas ambientais decorrentes da execução das obras, durante a etapa de instalação do empreendimento; Fornecer elementos técnicos e legais para viabilizar as obras com o menor dano ambiental possível;

Fornecer aos empreiteiros os critérios ambientais a serem respeitados durante as etapas de construção e, de modo geral, aos trabalhadores envolvidos, normas para uma conduta ambiental correta.

Os resíduos sólidos podem ser classificados como: industriais, urbanos, de serviço de saúde, de portos e aeroportos, de terminais rodoviários e ferroviários, agrícola e entulho. O controle de resíduos sólidos consiste em um tratamento realizado com o objetivo de descartar corretamente os resíduos gerados no processo produtivo de uma empresa ou indústria.

Para que a empresa possa dar destinação adequada aos resíduos gerados, em conformidade com padrões legais, e legislação vigente (Lei 12.305/10 Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS), além da possibilidade de otimização dos processos através do reuso e/ou reaproveitamento dos resíduos.

A SafeWork através de fichas, check-list e documentação faz o controle dos resíduos industriais.