BLOG/NOTÍCIAS

É Possível Evitar um Acidente de Trabalho?

Acidentes de trabalho fazem parte do dia – a – dia de qualquer empresa. Entretanto, é possível evitá-los através da conscientização da importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) no ambiente de trabalho e de medidas adequadas a cada ambiente.

Além da proteção individual, identificar e dirimir os riscos do ambiente e manter a documentação referente aos programas de prevenção de riscos e de saúde ocupacional são tarefas fundamentais a qualquer empresa e, não somente minimizam os riscos no ambiente, como auxiliam a empresa em ocorrências de acidentes.

Qual a importância dos EPI’s?

Os Equipamento de Proteção Individual (EPI’s) têm como objetivo a proteção  do trabalhador em relação aos riscos à sua saúde e segurança individual, mas devem ser utilizados apenas quando há impossibilidade de um controle real que levaria à elisão de riscos de acidentes no ambiente de trabalho.

A falta de uso dos EPI’s continua sendo o principal fator que causa maior gravidade aos acidentes de trabalho, especialmente em áreas como a da construção civil, por exemplo.

O que se entende por Acidente de Trabalho?

Acidente de trabalho é definido como sendo toda situação indesejável, inesperada ou não programada, que intervém no procedimento normal de uma tarefa e que pode acarretar perda de tempo, danos materiais, lesões físicas até a morte ou doenças nos trabalhadores.

Segundo a lei, é considerado acidente do trabalho a ocorrência, no exercício do trabalho a serviço da empresa, de uma das seguintes circunstâncias:

Doenças profissionais ou do trabalho, que são aquelas adquiridas em determinada área de atividade e decorrentes das condições especiais em que o trabalho é realizado;

Todo tipo de lesão, desde que ocorra na área e no horário de trabalho ou quando a caminho ou na volta do trabalho, fora dos limites da empresa e fora do horário de trabalho, mas em função do trabalho.

É possível minimizar os riscos do ambiente?

É perfeitamente possível minimizar todos os riscos ambientais a que clientes e funcionários estão sujeitos.

Ao tomarmos por exemplo a tragédia que ocorreu na Boate Kiss, em Santa Maria – RS, percebemos que o o custo-benefício de um investimento na área pode prevenir uma empresa quanto a riscos que trazem inúmeros danos, desde sua reputação no mercado, chegando à perda de vidas humanas.

  • São alguns dos itens que poderiam ter evitado o acidente na boate ou minimizado os danos às vítimas:
  • Sinalização de Emergência;
  • Exaustores de Fumaça;
  • Saídas de Emergência;
  • Revestimento com material anti-inflamável;
  • Sprinklers, ou chuveiros de água que disparam automaticamente em incêndios;
  • Treinamento da equipe de segurança;
  • Extintores e alarmes de incêndios.

Qual a Importância do PPRA e PCMSO para evitar esses acidentes?

A cada dia, cresce o número de empresas preocupadas na prevenção dos acidentes de trabalho que ocorrem com seus empregados. Há então a necessidade de implantação de programas que as auxiliem nesse contexto. É o caso do PPRA e PCMSO.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – que estabelece medidas que garantam a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores – e o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que visa identificar qualquer desvio que possa colocar em risco a saúde dos trabalhadores, são mecanismos essenciais para a prevenção de acidentes de trabalho.

São documentos de suma importância para as empresas que, com a utilização dos programas, podem tomar precauções antecipadas quanto aos riscos oferecidos no ambiente de trabalho, evitando problemas futuros como afastamentos por acidente ou doenças ocupacionais.

Esses processos ainda auxiliam a empresa em possíveis causas trabalhistas, proporcionando uma boa qualidade de vida para seus empregados, além da empresa estar em conformidade com a legislação vigente. Através desses cuidados, é possível evitar um acidente de trabalho com cuidados e procedimentos específicos, que vão evitar muitos prejuízos. Confira esse artigo, com dicas sobre como evitar acidentes de trabalho na sua empresa. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!